terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

LançaCubalança

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez mais uma visita oficial a Cuba, chegando na noite de segunda-feira, 14 de janeiro de 2008, para uma rápida visita. Segundo ele, “ é sempre hora de investir em Cuba, tanto que os espanhóis, canadenses e franceses estão fazendo isso há muito mais anos, investindo no turismo".

Ao chegar no aeroporto, de imediato, aproximaram os jornalistas que lá estavam a sua espera. No início de uma entrevista, começou a chover e de logo um de seus assessores trouxe um guarda-chuva para o presidente. Como de costume, o presidente começou a fazer brincadeirinhas e gracinhas, falando em tom de piada sem graça que deveria "socializar a chuva". "Não é o justo eu ficar de guarda-chuva e eles [jornalistas] sem. Vamos socializar a chuva." Diante disto, seus assessores providenciaram mais guarda chuvas para o pessoal da imprensa.

O presidente informou que foram assinados oito acordos de cooperação entre os dois países, mas o governo brasileiro ainda não divulgou o conteúdo dos acordos.

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, esta viajem deve dar "mais substância econômica" à relação entre Brasil e Cuba.

Como conseqüência desta visita e destes acordos, o Brasil vai investir cerca de 1 bilhão de Reais em construção de rodovias em Cuba, empreendimentos hoteleiros, produção de medicamentos e vacinas e importação de alimentos.

Enquanto isso, as rodovias do Brasil continuam em situação de abandono e os brasileiros pagando tributos para financiar as mordomias e fanfarras do governo.

Pois é. Cada povo tem o governo que merece.
Este texto faz lembrar o velho poema de um célebre brasileiro que dizia: “o Brasil vai lançar foguete. Cuba também vai lançar. Lança Cuba, lança. Quero ver Cuba lançar.”

Nenhum comentário: